Histórico

A Escola Municipal Cel. Joaquim Inácio, situa-se na Rua Sancho Vilela, nº 200 – Bairro Juquita, atende atualmente 500 alunos dEscolae pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em dois turnos. Atualmente, tem como diretora a professora  Rosângela Maria Vilela da Costa, as pedagogas Marta Maria Resende Correia Kátia Cristina Louzada Vieira Barbosa,  como Vice-diretora a professora Maria Cleuza da Silva  e uma equipe pedagógica formada por 32 professores.
A Escola é uma grande família voltada para um único objetivo:  Educação de qualidade possibilitando uma formação pautada por princípios éticos.
Para atender a este objetivo, a Escola tem a disposição dois laboratórios equipados com computadores e internet, infra estrutura adequada para uma formação digital e tecnológica para os alunos e comunidade local;  biblioteca, aulas de educação física e artes, Xadrez, ética e cidadania, oficina de aprendizagem no contra-turno, atividades extra-classe, aulas específicas na biblioteca e intercâmbio cultural através de projetos diversificados.

Ontem…


PATRONO DA ESCOLA

Patrono da Escola – Cel.Joaquim Ignácio Ribeiro  (1841-1927)

“Quando se trata de um homem público é justo que lembremos sua memória.” ( Edméa Carvalho )

O Cel.Joaquim Ignácio nasceu  em Cristina no dia 24 de Outubro de 1841. Filho de fazendeiros, em 1861 mudou-se para Santa Rita do Sapucaí, onde casou-se e constituiu família.

Casou-se com Joaquina Felicidade Carneiro de Abreu. Tornou-se um dos maiores políticos da época, sendo conhecido e respeitado pela seriedade dos seus atos. Foi o homem , que pleiteou ante os poderes constituídos na legendária Ouro Preto em 1887, a autonomia municipal de Santa Rita do Sapucaí , até então subordinada aos municípios vizinhos.

O mesmo ardor empregado na criação do município, fez com que, mais tarde conseguisse a elevação de Santa Rita do Sapucaí a Comarca.

Em 1910 não havia luz elétrica na cidade. Os lampiões de querosene eram acesos ao escurecer e apagados entre nove e dez horas da noite. Dois anos depois, em 1912, quando foi organizada uma Sociedade Anônima sob a  denominação de Cia.Força e Luz de Minas Sul ,   lá vamos encontrar o Cel. Joaquim Ignácio na relação dos primeiros presidentes .

Mesmo quando já em idade avançada, não havia iniciativa em prol do desenvolvimento e da beleza da cidade que não interessasse Joaquim Ignácio.

Publicado on 6 de março de 2009 at 16:21  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://emcjoaquiminacio.wordpress.com/about/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: