Projeto PORTAS ABERTAS

portas-abertas-logo2

Para 2010, a equipe pedagógica planejou uma série de projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano Letivo: Portas Abertas  (abertura da escola aos sábados para a comunidade escolar desenvolvendo atividades diversificadas às crianças e adolescentes, além de palestras para pais e comunidade em geral), Projeto Ciranda Literária (com efetiva participação dos alunos e pais na biblioteca), Projeto Guardiões da Natureza  (coleta seletiva de materiais e apadrinhamento de catadores, participação no Programa Semeando- Consciência  ambiental, conscientização),   Projeto Escola Cidadã  (resgate da história da escola),  PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), Projeto Saúde (atendimento médico, odontológico e parceria no CAPE- Centro de Atendimento ao Estudante formado por uma equipe multidisciplinar),  Projeto Brincando e Aprendendo, Projeto Kiai Taekwondo, dentre outros.

Projeto “PORTAS ABERTAS”

1.JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista o crescimento dos índices de criminalidade e violência que afeta o país e que não podemos descartar que nossa comunidade possa fazer parte desta estatística, na qual crianças e adolescentes são as principais vítimas, a Escola Municipal “Cel. Joaquim Inácio” através da Secretaria M. de Educação em parceria com a Polícia Militar propõe a abertura da escola aos sábados, com atividades esportivas, culturais, artesanais e lazer, tanto para os alunos e seus familiares, como para pais, comunidade e idosos dos bairros que circundam a Escola.

Objetiva estimular a transformação social, por meio da prática de ações esportivas e educacionais, das crianças e adolescentes a serem assistidos. Este objetivo também se conjuga com os esforços da Escola em trabalhar uma associação para a paz. A participação de voluntários é um dos principais pilares para a sua viabilização e implementação.

No Projeto “Portas Abertas”, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de desenvolver o corpo e a mente, através de diversas oficinas, que ajudam também no desenvolvimento do espírito de equipe e do respeito, indispensáveis à construção da cidadania. Também os jovens, adultos e idosos dos bairros circunvizinhos, terão oportunidade de desenvolver seus talentos nas oficinas especialmente promovidas para tal. Com a execução dessas atividades, todos terão sua auto-estima reforçada, a sedimentação de valores de cidadania e novas perspectivas de vida.

Conscientes da importância que a Escola exerce na comunidade e do papel de cada um de seus membros para o sucesso e formação dos seus alunos, bem como a melhoria da qualidade de vida de seus familiares e da comunidade em geral, a escola se organiza, contribuindo para uma mudança na cultura nacional de se resolver conflitos pela violência. Para tanto, é necessário que as pessoas envolvidas estejam capacitadas e motivadas.

2. PÚBLICO ALVO:

Alunos entre 4 e 14 anos.

Comunidade de Pais e familiares

Profissionais da Escola e Comunidade em geral

3. OBJETIVOS

3. 1 OBJETIVO GERAL:

  • Promover a cidadania e o resgate da auto-estima.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Proporcionar intercâmbio entre escola, pais, e alunos, bem como comunidade em geral.
  • Possibilitar envolvimento de profissionais de diferentes áreas na formação de crianças, jovens e adultos.
  • Resgatar a auto-estima das crianças, pré-adolescentes e adolescentes por meio do exercício de atividades de comunicação em suas variadas formas.
  • Desenvolver habilidades e competências.
  • Estimular e valorizar a escola, incentivando as crianças nos estudos.

4.METODOLOGIA:

    1. Levantamento das necessidades e pesquisa de campo
    2. Elaboração da proposta de ação.
    3. Convite às autoridades e/ou instituições parceiras e convocação do Colegiado.
    4. Apresentação do Projeto.
    5. Relação de voluntários competentes para desenvolver cada oficina.
    6. Levantamento de Recursos materiais e humanos
    7. Elaboração cronograma de ação
    8. Aplicação do projeto
    9. Avaliação e Realimentação da Proposta.

5-CRONOGRAMA:

De fevereiro a novembro/2010.

Publicado on 6 de março de 2009 at 17:17  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://emcjoaquiminacio.wordpress.com/projetos-desenvolvidos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: